Passagem da Mesquita Sinan Pasa Tumb

Passagem Oculta da Mesquita do Túmulo de Sinan Pasha

Um roteiro pitoresco e usual entre os turistas de Istambul vai de Hagia Sophia em Sultanahmed ao Grande Bazar, que é cerca de 10 blocos ou 1000 metros. Caminhando pela Av. Yeniceriler, onde circula o serviço de bondes, você pode apreciar as alegres e coloridas fachadas de lojas e restaurantes.

Advertisement

Depois de passar por uma pequena parte do imenso Grand Bazaar, resolvi voltar pelo mesmo caminho já que a noite caiu e a avenida está cheia de luzes e movimento. Nesse momento, reconheço que preciso urgentemente de um banheiro ou banheiro público. Eu já tinha descoberto que todas as mesquitas têm banheiros de livre acesso pelo preço acessível de 1 lira. No meio da minha jornada estava o Mesquita Sinan Pasha Tombquando me aproximo entrada por uma pequena passagem que leva aos banheiros na parte de trás do prédio. Ao sair, percebo que a passagem continua atrás da mesquita e em vez de voltar pelo mesmo caminho por onde havia entrado, entrei no corredor estreito, vendo aonde ele levava.
Mesquita do Túmulo de Sinan Pasa da Passagem
E surge a surpresa que sempre guardam para nós as passagens secretas desta cidade mágica e eu saio para um cachimbo de água no lounge bar cheio de pessoas locais desfrutando de seus shishas. Principalmente homens, um ou dois em mesas pequenas e um casal ocasional. Ele típico salão de arte turca com pouca iluminação e decoração multicolorida.

Fotos ilustrativas de um bar Lounge Hookah

Claro que não me atrevi a tirar uma foto, nem mesmo a parar, arrisquei a sala rapidamente em direção a uma saída no extremo oposto. Toda esta sala circunda a parte de trás da mesquita e está completamente escondida de estranhos.
E mais uma vez, a mágica Istambul abre uma janela para sua cultura mais íntima.
shisha turco

Advertisement

Você pode se juntar ao nosso grupo Telegram
para receber avisos quando os capítulos forem lançados em https://t.me/turcasbrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *