ISTAMBUL, A Cidade Grande

Istambul, uma cidade em dois continentes

Por milênios, Istambul representa a porta de entrada para o Orienteuma terra cobiçada por aspirantes a conquistadores e reis.

Advertisement

No s√©culo XXI, o carisma da cidade perdura, sustentado pelos restos de grego e romano, bizantino, catedrais opulentas e c√ļpulas otomanas ondulantes. o espetacularmente estreito estreito de b√≥sforoos passeios compras de classe mundial e gastronomia requintada em restaurantes chiques.

Istambul típica e antiga

Se houver dois ícones que simbolizam a cidade, eles são a mesquita azulnomeado por seus 20.000 ricos azulejos azuis feitos à mão pelos melhores artesãos do império, e o imponente Santa Sofia, obra palaciana de Justiniano ao Todo-Poderoso. A justaposição destes dois monumentos no epicentro da Península histórica, são um marco que dá vida ao património colectivo da cidade, que introduz o visitante numa cidade repleta de história bizantina monumental e tradição otomana duradoura.

Santa Sofia

Vestígios de um império que durou quase 1.500 anos formam a fundação da cidade.

Grandes igrejas, como a Igreja de Santa Sofia e São Salvador em Chora salvaguardar mosaicos de ouro de azulejos notáveis Eles retratam histórias de santos e salvadores e de imperadores e imperatrizes.

Ru√≠nas antigas, como o Hip√≥dromoconstru√≠do por Septimius Severus e posteriormente ampliado por Constantino, erguem-se orgulhosamente nos espa√ßos p√ļblicos da cidade.

Advertisement

Restos incr√≠veis podem ser encontrados sob as ruas da cidade, como a Cisterna de Yerebatan, a maior das v√°rias centenas de antigas cisternas subterr√Ęneas, constru√≠da no s√©culo VI durante o reinado do imperador bizantino Justiniano. Na verdade, em quase todas as etapas, pode-se encontrar Muralhas antigas, bas√≠licas bizantinas, mesquitas famosas, rel√≠quias crist√£s e p√°tios com peristilo.

mesquita de suleiman

O poder incompar√°vel dos sult√Ķes otomanos se destaca ao longo da Tarihi Yarimada (Pen√≠nsula Hist√≥rica), revelando um legado de obras-primas dignas da capital de seu sultanato.

O ic√īnico Pal√°cio de Topkapi oferece uma janela para a m√≠stica dos sult√Ķes e seus har√©ns em um vasto complexo de pavilh√Ķes, jardins, torres, port√Ķes monumentais e paisagens espetaculares, que abriga tesouros de ouro e prataporcelanas preciosas e pedras preciosas, incluindo o famoso diamante de 85 quilates que ele diz ter sido usado por Sultana Hurrem.

Mais pr√≥ximo no tempo, a partir do s√©culo XIX, os luxuosos pal√°cios de inspira√ß√£o europeiaconstru√≠do nos √ļltimos s√©culos do imp√©rio ao longo das margens do B√≥sforo, como o Kucuk Palace e incluindo o opulento Pal√°cio Dolmabah√ße onde Ataturk governou, viveu e morreu.
Pal√°cio de Kucuk

Cidade agitada e comercial de Istambul

O hamams ricamente decorados por √áemberlitasSuleiman e Haseki H√ľrrem Sultan destacam-se como templos de m√°rmore para a higiene pessoal, inspirando os modernos spas ocidentais.

Incrível O Grande Bazarconstituiu o centro do comércio otomano em torno de um labirinto de 80 ruas de mercadores e artesãos. Kapali Carsi (Grande Bazar)que hoje abriga 4.000 comerciantes e o vendendo tapetes de seda, pedras preciosas deslumbrantes, tecidos exuberantes e tesouros e bugigangas brilhantes para atrair todos os desejos.

Este rico passado est√° preservado n√£o s√≥ nos edif√≠cios e nas tradi√ß√Ķes culturais da cidade, mas tamb√©m nas Museu Arqueol√≥gico de Istambul, Museu do Antigo Oriente e Museu de Arte Isl√Ęmica, que juntas abrigam mais de um milh√£o de pe√ßas que representam quase todas as √©pocas e civiliza√ß√Ķes da hist√≥ria mundial.

As ruas de Istambul

Mas enquanto o coração de Istambul está no passado, a alma de Istambul está voltada diretamente para o futuro, alimentando um renascimento que permeia quase todos os cantos da cidade.

Outrora bairros abandonados, agora são lugares charmosos e atmosféricos para se visitar. O Soguk Cesme é uma pitoresca rua de paralelepípedos alinhada com casas geminadas otomanas do século XIX e espremida entre a Hagia Sophia (na parte traseira) e as paredes externas do pátio do Palácio de Topkapi.

No meio do Bósforo ergue-se a bela e misteriosa Kiz Kulezi, Torre da Donzela ou Leandrocom sua lenda eterna.
Torre da Donzela
Balat, que já foi o lar de imigrantes judeus, gregos e armênios, agora é um bairro residencial chique com galerias de arte, igrejas e sinagogas. No entanto, mantém os seus edifícios antigos e o seu espírito típico. Centro de grande actividade turística.

O bairro de Karakoya apenas 500 metros de Sultanahmet, é uma área de moda boêmia onde o Torre Gálata medieval é misturado com boutiques de moda e galerias de arte.

Istambul moderna

Em ambos os lados do Estreito de B√≥sforo h√° um n√ļmero crescente de galerias de arte de ponta e centros culturais voltados para o futuro. Os turcos amam seu passado, mas vivem com tecnologia e projetos de ponta.

Ver artistas de ruagrandes murais em kadikoyexposi√ß√Ķes de jovens pintores no istambul modernaabsorva a arte de 1800 e retratos otomanos do s√©culo 19, assista a uma exibi√ß√£o de filme independente no lend√°rio Museu da Pera ou inspire-se em espa√ßos de exposi√ß√£o de arte contempor√Ęnea, tudo tem seu lugar em Istambul.

O som do cora√ß√£o da Turquia pode ser ouvido nas ruas secund√°rias de Taksim, enquanto o Dan√ßa espiritual dos Dervixes Girat√≥rios ou a tem√≠vel percuss√£o da banda otomana Mehter pode conquistar o p√ļblico em locais por toda a cidade.

Nos √ļltimos anos, chefs famosos vieram para istambul para liderar o caminho para estabelecer a cidade como a capital culin√°ria do Oriente. Com bares e restaurantes com esplanadas com vista para o B√≥sforo, uma refei√ß√£o n√£o podia ser mais rom√Ęntica.

Se fazer compras é o seu principal objetivo, você precisa olhar para o elegantes ruas de Nisantasi e Bagdat Avenueas boutiques exclusivas de Kanyon, Zorlu Mall, Istinye Park e Trump Tower. Você não pode perder as delícias turcas, chás e especiarias no Bazar Egípcio de Especiarias Misir Carsisi) e as bugigangas, bugigangas e lembranças encontradas em toda a cidade.

Istambul mant√©m um v√©u de mist√©rio e projeta uma for√ßa vital que juntocompreendem uma sinergia √ļnica do antigo e do moderno, do turco e do cosmopolita.

Advertisement

Você pode se juntar ao nosso grupo Telegram
para receber avisos quando os capítulos forem lançados em https://t.me/turcasbrasil

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *