Istambul, uma cidade em dois continentes
Por milênios, Istambul representa a porta de entrada para o Orienteuma terra cobiçada por aspirantes a conquistadores e reis.
No século XXI, o carisma da cidade perdura, sustentado pelos restos de grego e romano, bizantino, catedrais opulentas e cúpulas otomanas ondulantes. o espetacularmente estreito estreito de bósforoos passeios compras de classe mundial e gastronomia requintada em restaurantes chiques.
Istambul típica e antiga
Se houver dois ícones que simbolizam a cidade, eles são a mesquita azulnomeado por seus 20.000 ricos azulejos azuis feitos à mão pelos melhores artesãos do império, e o imponente Santa Sofia, obra palaciana de Justiniano ao Todo-Poderoso. A justaposição destes dois monumentos no epicentro da Península histórica, são um marco que dá vida ao património colectivo da cidade, que introduz o visitante numa cidade repleta de história bizantina monumental e tradição otomana duradoura.
Vestígios de um império que durou quase 1.500 anos formam a fundação da cidade.
Grandes igrejas, como a Igreja de Santa Sofia e São Salvador em Chora salvaguardar mosaicos de ouro de azulejos notáveis Eles retratam histórias de santos e salvadores e de imperadores e imperatrizes.
Ruínas antigas, como o Hipódromoconstruído por Septimius Severus e posteriormente ampliado por Constantino, erguem-se orgulhosamente nos espaços públicos da cidade.
Restos incríveis podem ser encontrados sob as ruas da cidade, como a Cisterna de Yerebatan, a maior das várias centenas de antigas cisternas subterrâneas, construída no século VI durante o reinado do imperador bizantino Justiniano. Na verdade, em quase todas as etapas, pode-se encontrar Muralhas antigas, basílicas bizantinas, mesquitas famosas, relíquias cristãs e pátios com peristilo.
O poder incomparável dos sultões otomanos se destaca ao longo da Tarihi Yarimada (Península Histórica), revelando um legado de obras-primas dignas da capital de seu sultanato.
O icônico Palácio de Topkapi oferece uma janela para a mística dos sultões e seus haréns em um vasto complexo de pavilhões, jardins, torres, portões monumentais e paisagens espetaculares, que abriga tesouros de ouro e prataporcelanas preciosas e pedras preciosas, incluindo o famoso diamante de 85 quilates que ele diz ter sido usado por Sultana Hurrem.
Mais próximo no tempo, a partir do século XIX, os luxuosos palácios de inspiração europeiaconstruído nos últimos séculos do império ao longo das margens do Bósforo, como o Kucuk Palace e incluindo o opulento Palácio Dolmabahçe onde Ataturk governou, viveu e morreu.
Cidade agitada e comercial de Istambul
O hamams ricamente decorados por ÇemberlitasSuleiman e Haseki Hürrem Sultan destacam-se como templos de mármore para a higiene pessoal, inspirando os modernos spas ocidentais.
Incrível O Grande Bazarconstituiu o centro do comércio otomano em torno de um labirinto de 80 ruas de mercadores e artesãos. Kapali Carsi (Grande Bazar)que hoje abriga 4.000 comerciantes e o vendendo tapetes de seda, pedras preciosas deslumbrantes, tecidos exuberantes e tesouros e bugigangas brilhantes para atrair todos os desejos.
Este rico passado está preservado não só nos edifícios e nas tradições culturais da cidade, mas também nas Museu Arqueológico de Istambul, Museu do Antigo Oriente e Museu de Arte Islâmica, que juntas abrigam mais de um milhão de peças que representam quase todas as épocas e civilizações da história mundial.
As ruas de Istambul
Mas enquanto o coração de Istambul está no passado, a alma de Istambul está voltada diretamente para o futuro, alimentando um renascimento que permeia quase todos os cantos da cidade.
Outrora bairros abandonados, agora são lugares charmosos e atmosféricos para se visitar. O Soguk Cesme é uma pitoresca rua de paralelepípedos alinhada com casas geminadas otomanas do século XIX e espremida entre a Hagia Sophia (na parte traseira) e as paredes externas do pátio do Palácio de Topkapi.
No meio do Bósforo ergue-se a bela e misteriosa Kiz Kulezi, Torre da Donzela ou Leandrocom sua lenda eterna.
Balat, que já foi o lar de imigrantes judeus, gregos e armênios, agora é um bairro residencial chique com galerias de arte, igrejas e sinagogas. No entanto, mantém os seus edifícios antigos e o seu espírito típico. Centro de grande actividade turística.
O bairro de Karakoya apenas 500 metros de Sultanahmet, é uma área de moda boêmia onde o Torre Gálata medieval é misturado com boutiques de moda e galerias de arte.
Istambul moderna
Em ambos os lados do Estreito de Bósforo há um número crescente de galerias de arte de ponta e centros culturais voltados para o futuro. Os turcos amam seu passado, mas vivem com tecnologia e projetos de ponta.
Ver artistas de ruagrandes murais em kadikoyexposições de jovens pintores no istambul modernaabsorva a arte de 1800 e retratos otomanos do século 19, assista a uma exibição de filme independente no lendário Museu da Pera ou inspire-se em espaços de exposição de arte contemporânea, tudo tem seu lugar em Istambul.
O som do coração da Turquia pode ser ouvido nas ruas secundárias de Taksim, enquanto o Dança espiritual dos Dervixes Giratórios ou a temível percussão da banda otomana Mehter pode conquistar o público em locais por toda a cidade.
Nos últimos anos, chefs famosos vieram para istambul para liderar o caminho para estabelecer a cidade como a capital culinária do Oriente. Com bares e restaurantes com esplanadas com vista para o Bósforo, uma refeição não podia ser mais romântica.
Se fazer compras é o seu principal objetivo, você precisa olhar para o elegantes ruas de Nisantasi e Bagdat Avenueas boutiques exclusivas de Kanyon, Zorlu Mall, Istinye Park e Trump Tower. Você não pode perder as delícias turcas, chás e especiarias no Bazar Egípcio de Especiarias Misir Carsisi) e as bugigangas, bugigangas e lembranças encontradas em toda a cidade.
Istambul mantém um véu de mistério e projeta uma força vital que juntocompreendem uma sinergia única do antigo e do moderno, do turco e do cosmopolita.