Por que a Turquia mudou de idioma?

Como TĂĽrkiye mudou seu alfabeto

Durante 6 séculos a língua turca foi usada no Império Otomano, porém poderia ser eliminada e substituída em apenas 20 anos. O alfabeto foi mudado de um dia para o outro, do árabe para o latim.

Advertisement

A reforma foi realizada pelo presidente Mustafa Kemal Ataturk que foi o líder da revolução que terminou com a queda do império e do sultanato, transformando o país em uma república.

Isso foi possível porque, na realidade, no início do século XX, apenas 10% da população era alfabetizada e falava turco otomano. O turco otomano foi escrito com o alfabeto árabe e era uma língua muito refinada, incluindo também palavras árabes e persas.
Só se falava no palácio, na alta sociedade e nos intelectuais e artistas da época. O povo sabia ler ou escrever e falava outro turco, mais antigo considerado rústico e rude.
Em outras palavras, governantes e governados nĂŁo falavam a mesma lĂ­ngua.
A língua da classe alta, o turco otomano, era muito bonita, mas muito complexa para a alfabetização em massa, já que 80% da população era analfabeta naquele ano de 1922.
Ataturk sonhava com a reforma e modernização do país, conhecia as riquezas do país, sua posição estratégica e decidiu unificá-lo com base no alfabeto.


Até 3 de novembro de 1928, o turco era escrito com o alfabeto árabe, a partir desse dia passou a ser escrito com o alfabeto latino.
Milhares de professores foram capacitados para que pudessem ensinar a ler e escrever a população analfabeta.
Eles também tiveram que remover palavras árabes ou persas, embora muitas continuassem a ser usadas, e incluir palavras de outras línguas para termos que não existiam em turco.
Essa reforma conseguiu alfabetizar milhões de turcos e incluí-los na cultura, na educação e no mundo moderno.
No entanto, não foi tão fácil, pois as crianças e jovens adotaram rapidamente as mudanças, mas os mais velhos em alguns casos não conseguiram fazê-lo. O próprio presidente Ataturk não conseguiu assimilar a mudança e continuou a fazer seus discursos em turco otomano.
Apesar de tudo, o grande progresso da Turquia no século 20 e sua inclusão no mundo moderno e ocidental foram muito ajudados por essa mudança de alfabeto.

Advertisement

VocĂŞ pode se juntar ao nosso grupo Telegram
para receber avisos quando os capítulos forem lançados em https://t.me/turcasbrasil

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *