Interiores da Igreja de Santa Sofia

Santa Sofia por dentro

port√£o de entrada da hagia sofia

Advertisement

O coração do bairro de Sultanahmet é formado pelo Igreja-Mesquita de Hagia Sophia para um lado e na frente dela Mesquita Azul.
Tive a sorte de viajar para v√°rios pa√≠ses e, claro, visitar as igrejas mais impressionantes de cada um. Voc√™ pode pensar que o Igreja de S√£o Pedro no Vaticano que tem grande magnific√™ncia, seria o mais impressionante para n√≥s que professamos a f√© cat√≥lica. Por√©m, na minha opini√£o a maior igreja, que exala espiritualidade, cristianismo e reflete a for√ßa da religi√£o, √© sem d√ļvida a Hagia Sophia em Istambul.

Tem a particularidade (junto com a igreja-mesquita de Córdoba na Espanha, outra maravilha) de ter Serviu a cristãos e muçulmanos em momentos diferentes. Talvez seja por isso que ambos emanam uma carga espiritual mais intensa.

At√© o ano de 2020 havia sido declarado Patrim√īnio da Humanidade e convertido em museu. Naquele ano, o governo turco decidiu que n√£o funcionaria mais como museu e reabilit√°-lo como uma mesquita. A partir desse momento, todos os s√≠mbolos crist√£os foram cobertos e o acesso ao andar superior, onde se encontram as imagens crist√£s mais bem preservadas, foi fechado. Estas fotos dos interiores foram tiradas em 2016:


Em princípio nasceu como uma igreja com belos murais bizantinos trabalhados em ouro. Quando o Império Bizantino caiu nas mãos dos otomanos, foi transformado em mesquita e muitos desses murais foram apagados, embora alguns deles ainda possam ser apreciados. A posterior decoração como mesquita acrescenta enorme beleza à construção.

c√ļpula de hagia sofia

ver 1¬ļ ch√£o da hagia sophia

Advertisement

c√ļpulas de hagia sofia
Altar de Santa Sofia

Um detalhe pitoresco √© o √ļnico habitante est√°vel da igreja, Gly o gatoMimado por moradores e turistas, ele posa calmamente para milhares de fotos.
Hagia Sophia Gli gato

Advertisement

Você pode se juntar ao nosso grupo Telegram
para receber avisos quando os capítulos forem lançados em https://t.me/turcasbrasil

Deixe um coment√°rio

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *