Santa Sofia por dentro
O coração do bairro de Sultanahmet é formado pelo Igreja-Mesquita de Hagia Sophia para um lado e na frente dela Mesquita Azul.
Tive a sorte de viajar para vários países e, claro, visitar as igrejas mais impressionantes de cada um. Você pode pensar que o Igreja de São Pedro no Vaticano que tem grande magnificência, seria o mais impressionante para nós que professamos a fé católica. Porém, na minha opinião a maior igreja, que exala espiritualidade, cristianismo e reflete a força da religião, é sem dúvida a Hagia Sophia em Istambul.
Tem a particularidade (junto com a igreja-mesquita de Córdoba na Espanha, outra maravilha) de ter Serviu a cristãos e muçulmanos em momentos diferentes. Talvez seja por isso que ambos emanam uma carga espiritual mais intensa.
Até o ano de 2020 havia sido declarado Patrimônio da Humanidade e convertido em museu. Naquele ano, o governo turco decidiu que não funcionaria mais como museu e reabilitá-lo como uma mesquita. A partir desse momento, todos os símbolos cristãos foram cobertos e o acesso ao andar superior, onde se encontram as imagens cristãs mais bem preservadas, foi fechado. Estas fotos dos interiores foram tiradas em 2016:
Em princípio nasceu como uma igreja com belos murais bizantinos trabalhados em ouro. Quando o Império Bizantino caiu nas mãos dos otomanos, foi transformado em mesquita e muitos desses murais foram apagados, embora alguns deles ainda possam ser apreciados. A posterior decoração como mesquita acrescenta enorme beleza à construção.
Um detalhe pitoresco é o único habitante estável da igreja, Gly o gatoMimado por moradores e turistas, ele posa calmamente para milhares de fotos.